sábado, 19 de setembro de 2009

Invasão do Iraque


A Invasão do Iraque em 2003 iniciou-se a 20 de Março através de uma aliança entre os Estados Unidos da América e o Reino Unido e muitas outras nações, numa aliança conhecida como a Coalizão. A ofensiva terrestre foi iniciada a partir de Kuwait, depois de uma série de ataques aéreos com mísseis e bombas a Bagdad e arredores ter aberto o caminho às tropas no terreno.
Os efetivos, assim como os meios materiais do exército iraquiano, haviam sofrido forte deterioração, desde a Guerra do Golfo (1991), contando então com 17 divisões do exército regular (contra as 40 que possuíam na guerra de 1991), além das seis divisões da Guarda Republicana. Apesar de alguma resistência por parte dos iraquianos, as forças terrestres da coligação norte-americana e britânica avançaram bastante até terem um abrandamento no dia 25 de Março por falta de provisões. A 26 de Março foi aberta a frente norte de ataque com a chegada de forças aerotransportadas à região norte controlada pelos Curdos.
Encontrando menor resistência do que a inicialmente previsto, as tropas norte-americanas, e 4 de Abril ocupam o aeroporto internacional de Bagdá, situado a poucos quilómetros da capital. No dia seguinte alguns tanques norte-americanos fizeram incursões no centro de Bagdade
Bagdá caiu a 9 de Abril e a 1 de Maio declarou o presidente norte americano, George W. Bush o fim das operações militares, dissolvendo o governo do partido Ba'ath , depondo o presidente Saddan Hussen. As forças da Coligação capturaram Saddam Hussein a 14 de Dezembro de 2004, dando início ao processo de transição de poderes à população iraquiana. A invasão procedeu segundo uma doutrina militar de intervenção rápida ao estiloBlitzkreig e ao custo de apenas 173 mortos da Coligação (dos quais 33 britânicos).

Nenhum comentário:

Postar um comentário