terça-feira, 8 de setembro de 2009

Iraque Atual

O território do atual Iraque foi o berço da civilização suméria (a civilização mais antiga do mundo) por volta 4000 a.C. No ano 2550 a.C., ocorreu a unificação da Suméria com Acádia feita pelo patesi Sargão. Séculos mais tarde o Império de Sargão desmorona: ocorrem revoltas internas e os povos nômades vindos dos Montes Zagro (os povos guti) conquistam o Império. No ano 1950 a.C., eles conquistam o Império definitivamente depois de diversos ataques elamitas e dos Amoritas. Tal motivo de tantos combates seria das férteis localizado no rio Nilo até os Planaltos Iranianos.

Iraque Amorita, Elamita, Mitanni, Egipcio e Hitita

Os Elamitas tomaram o extremo Norte do atual Estado do Iraque (do Império de Sargão), enquanto os Amoritas que formavam I Império Babilônico ocupavam o Centro-Sul. Os Mitanni (Cassitas e Hurritas) que dominavam o norte iraquiano acabaram sendo Egipicios e Hititas. Os Egipcios e os Hititas que estavam dominando o antigo Império Mitanni, acabaram sendo dominados pelos Amoritas, e os Amoritas acabaram sendo dominados pelos Cassitas, reconquistando o império, logo o II Império Mitanni acabou desmoronando nas mãos dos Elamitas.

Iraque Aquemênida, Assírio e Caldeu

A parte superior da estrela código de leis Hamurabi.
Os Amoritas
que formaram o I Império Babilônico acabaram sendo conquistados pelos Assirios por causa da morte do Rei Hamurabi. Ciáxeres, rei da Média, com aliança com o rei dos caldeus, invadiu Assur em 650 a.C. e, em 612 a.C., tomou Nínive , pondo fim ao Estado assírio. Por causa da Independendia do Egito, ocorreram diversas manífestações na Fenícia e no Elam. Os Persas se aproveitando disso,conquistaram os Elamitas no ano de 539 a.C. durante a Dianstia Aquemênida Persa. O II Império Baibilônico formado pelos Caldeus acabou sendo dominado também pelos Persas. Após a tentativa frustrada de Dario (Rei Persa) de conquistar a Grécia, o império aquemênida começou a declinar. Décadas de golpes, revoltas e assassinatos enfraqueceram o poder dos aquemênidas. Em 333 a.C os persas já não tinham mais força para suportar a avalanche de ataques de Alexandre, o Grande, e em 330 a.C., o último rei Aquemênida, Dario III, foi assassinado por seu sátrapa Bessus, e o primeiro Império Persa caiu em mãos dos gregos e macedônios.

Nenhum comentário:

Postar um comentário